quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Publicação da UNESCO auxilia treinamento em TIC

Brochuras destinadas a professores serão avaliadas por autoridades e especialistas

Brasília, 31/7/2009 – A UNESCO no Brasil lança nesta terça-feira, 4 de agosto, na sede da Organização, em Brasília, a versão em português da coleção Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST). Formada por três brochuras, a publicação, que será apresentada a autoridades e especialistas em educação, reúne diretrizes específicas para o planejamento de programas educacionais e treinamento de professores para a formação de alunos com habilidades em tecnologia.

As brochuras são uma iniciativa do Projeto Padrões de Competência em TIC para Professores, da UNESCO. Segundo ele, as práticas educacionais tradicionais já não oferecem aos professores as habilidades necessárias para capacitar os alunos a sobreviverem no atual mercado de trabalho. Por esse motivo, e considerando o papel primordial que exercem na transferência do conhecimento, professores em atividade precisam adquirir competência que lhes permitam oferecer aos alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia.

A publicação procura atender a essa demanda com orientações que facilitem a professores e estudantes o uso efetivo das tecnologias da informação por meio de um ambiente educacional qualificado, no qual alunos sejam capacitados a buscar, analisar e avaliar a informação, solucionar problemas e tomar decisões.

Os volumes que compõem a coleção têm como temas Marco Político, onde são apresentados a racionalidade, a estrutura e outros aspectos do projeto; Diretrizes de Implementação, onde são detalhadas as habilidades específicas a serem adquiridas pelos professores em cada conjunto/módulo de habilidade; e Módulos de Padrão de Competência, onde são examinados os componentes da reforma educacional e desenvolvida uma matriz de conjuntos de habilidades para os professores.

A apresentação da publicação ficará a cargo do coordenador de Comunicação de Informação da UNESCO no Brasil, Guilherme Canela. Entre as autoridades e especialistas convidados estão representantes do MEC, entre eles a coordenadora-geral de Formação de Professores da Secretaria de Educação Básica, Helena de Freitas, e o coordenador-geral de Tecnologias da Educação, Cláudio Fernando André; e o diretor de Educação da Microsoft, Emílio Munaro. A expectativa é que autoridades e tomadores de decisão analisem a viabilidade da implementação das diretrizes do projeto adaptadas à realidade brasileira.

Fonte: http://www.brasilia.unesco.org

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